Twitter Facebook YouTube RSS
NotíciasTecnologia
04/jul/2012

Unisinos e Tecnosinos premiam ações inovadoras

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para o Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação. Promovida pela Unisinos e pelo Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), a iniciativa é voltada para empresas do Tecnosinos e para alunos e professores da universidade.

Através do site, os interessados têm até o dia 23 de julho para inscrever protótipos de processos, produtos ou serviços inovadores com potencial de geração de negócios. Um grupo de profissionais fará a seleção de acordo com critérios como originalidade e clareza do projeto; impacto econômico e ambiental e a adequação ao mercado.

“Acredito que esse é o primeiro prêmio de inovação realizado por um parque tecnológico no Brasil”, comenta Susana Kakuta, diretora do Tecnosinos. Ela acredita que essa ação poderá estimular os empreendedores a participarem de outras iniciativas nacionais nessa área e que possam gerar novas oportunidades de negócios.

São duas as linhas temáticas nas quais os interessados poderão inscrever seus projetos: Aplicativos de Software (apps) e Produtos ou processos tecnológicos. As linhas abrangem inovações em desenvolvimento de apps inovadores para saúde, educação ou meio ambiente, soluções em RFID, internet, computação ubíqua e sistemas embarcados, smart grids, eficiência energética e energias alternativas, soluções para indústria criativa ou novos alimentos.

Iniciativa da Unisinos e do Tecnosinos, o prêmio traz motivações distintas, mas complementares das duas instituições. De acordo com Susana, a universidade tem a estratégia de querer estimular que cada vez mais os seus grupos de pesquisa, alunos e professores se envolvam com projetos que resultem em novas tecnologias. Ou seja, pesquisa aplicada que possa ser transformada em geração de negócios.

Para o Tecnosinos, um dos focos é aumentar o grau de qualificação e a demanda de novas empresas com potencial para serem incubadas. “Essa é também uma maneira de reconhecer os esforços de inovação das empresas que já estão no parque”, diz Susana. O vencedor do Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação receberá a cobertura total dos custos de incubação durante um ano.

Atualmente, o parque tecnológico conta com 23 incubadas, mas já há uma ampliação em curso. O Tecnosinos aguarda apenas a liberação dos recursos conquistados junto ao governo do Estado para a construção de uma nova área, que poderá abrigar 37 empresas. Assim que a obra for iniciada, a expectativa é fique pronta em dez meses.

Autora: Patricia Knebel